top of page

V Congresso On-line de PLE
do Grupo Sou Brasil

7 e 8 de junho (sexta e sábado)

V Congresso On-line de PLE.jpg

Nesta edição de 2024, comemoramos cinco anos do Congresso On-line de PLE do Grupo Sou Brasil e nosso tema central será Produção de materiais e sequências didáticas para PLE. Temos visto cada vez mais o lançamento de livros didáticos, gramáticas e materiais complementares voltados ao ensino de PLE e suas especificidades (PLH, PLA, PSL, PL2, PL2E, PLMN, PFOL, PLAc etc.), e os professores estão sempre à procura da melhor opção para os alunos. Assim, vamos conhecer a história de alguns projetos bem-sucedidos, as motivações dos autores, para qual público se destinam, além de refletir sobre os pontos positivos de cada um.

Público alvo: estudantes e pesquisadores da área de Letras, professores de português para estrangeiros, professores-pesquisadores e demais interessados.

Inscreva-se aqui para participar como ouvinte!

Os ouvintes terão acesso a:

✅ 2 dias de congresso;

Gravação de todo evento;

 Certificado de participação;

✅ Ebook gratuito com as sequências didáticas apresentadas.

    

 

 

 

 

 

Teremos quatro blocos, que serão organizados da seguinte forma: 

  • PLE para línguas próximas (sexta-feira, 10h40-12h);

  • Continuação PLE para línguas próximas (sexta-feira, 15h-17h); 

  • PLE para línguas médias, distantes e PLAc (sábado, 10h-12h);

  • PLAc cultura e universo jovem (sábado, 15h30-17h30). 

Autores convidados abrirão cada bloco e falarão sobre como foi o processo de elaboração de seus materiais didáticos. Ao final de cada bloco, os palestrantes inscritos poderão, então, apresentar sequências didáticas pensadas para uma dessas quatro possibilidades.

Cada palestrante que apresentar uma sequência didática 100% autoral terá até 15 minutos de fala. Também abriremos espaço no chat para dúvidas e comentários.

      Ouvinte, inscreva-se!

  • Acesso aos dois dias de evento;

  • Gravação;

  • Certificado;

  • Ebook com sequências didáticas.

Taxa: R$ 60,00 (sessenta reais) 

Inscrições para ouvintes em: www.sympla.com.br/gruposoubrasil

Programação

V Congresso On-line de PLE do Grupo Sou Brasil

Apresentações ao vivo

07/06/2024 (sexta-feira)

8h45 - Credenciais (abertura da sala virtual e testes de equipamentos)

  • Camilla Wootton Villela e Lucila Yamashita Matsumoto (Brasil: Grupo Sou Brasil) | BOAS-VINDAS

 

9h - Abertura do congresso

  • 9h-9h20: Graziela Naclério Forte (Brasil: Grupo Sou Brasil) | REFLEXÃO SOBRE OS MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA PLE (do nível básico ao avançado)

 

9h20 - Plataformas digitais

  • 9h20-9h40: Maria Lucia Carbone Versa, Silvia Burim e Harumi de Ponce (Brasil) | CMELP - CENTRAL DE MÍDIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (do nível básico ao avançado)

  • 9h40-10h: Fernando Nonohay (Inglaterra: Fun With Brazilian Portuguese) | SHORT STORIES IN BRAZILIAN PORTUGUESE: da concepção ao uso (do nível básico ao avançado)

  • 10h-10h20: Perguntas e debate


10h20 - O que são sequências didáticas? (metodologia e métodos)

  • 10h20-10h40: Iracema Guimarães (Brasil: Instituto Aracatu) | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: QUEM ENSINA QUEM NA ERA DO ALUNO PROTAGONISTA? (do nível básico ao avançado)

10h40 - Apresentação das sequências didáticas (bloco 1: línguas próximas)

  • 10h40-10h55: Marcelo Smola (Argentina: Instituto Superior Lenguas Vivas) | AS DIFICULDADES QUE APRESENTAM OS HETEROSSEMÂNTICOS OU FALSOS COGNATOS NO ENSINO DE PLE PARA HISPANOFALANTES (níveis básico e intermediário)

  • 10h55-11h10: Vinicius Guarilha (França: Nantes Université) | MULHERES BRASILEIRAS NOTÁVEIS (níveis básico e intermediário)

  • 11h10-11h25: Luciana Canonico Cruz (Brasil: Português na Prática) | A IMPORTÂNCIA DA LEITURA GRADUADA COMO ATIVIDADE EXTRA PARA ALUNOS DE PLE  (níveis superbásico, básico e intermediário)

  • 11h25-11h40: Cássia Maldonado (Argentina: Talleres Tagarelar) | O PODEROSO X (nível intermediário)

  • 11h40-11h55: Milla Paiva di Ferreira (Espanha) | VIAGEM SENSORIAL (nível avançado)

12h - Pausa para almoço

14h - Produção de videoaulas

  • 14h-14h20: Anna Karolina de Sousa Bernardes (Brasil: Uai Português BR) | UAI TRAVEL COURSE: CURSO DE PORTUGUÊS PARA VIAGENS (nível superbásico) 

  • 14h20-14h40: Anita Silva (Portugal: Portuguese with Anita) | COMO ME TORNEI PROFESSORA VIRTUAL (do nível básico ao avançado)

  • 14h40-15h: Perguntas e debate

15h - Apresentação das sequências didáticas (bloco 2: continuação línguas próximas)

  • 15h-15h15: Uiara do Nascimento Nunes (Brasil: Bem_te_vi PLE) | TÁ NA REDE SOCIAL! (nível básico)

  • 15h15-15h30: Roberto de Farias David Junior (Brasil: Português com Roberto) | DA LEITURA DE MEMES À PRODUÇÃO DE POSTS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DA INJUNÇÃO E DO IMPERATIVO (níveis básico e intermediário)

  • 15h30-15h45: Angélica S. Angelo (México: Casa do Brasil) | LÍNGUA PRETUGUESA (nível intermediário)

15h45 - Intervalo de 15 minutos

  • 16h-16h15: Mariana Godoy Martins (Brasil) | GOOGLE DOODLES INTERATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE PLA PARA HISPANOFALANTES (níveis intermediário e avançado) 

  • 16h15-16h30: Rebecka Diniz Cordeiro e Carolina Coelho Aragon (Brasil: UFPB) | A FONÉTICA E A FONOLOGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (nível intermediário)

  • 16h30-16h45: Richard Brunel Matias e Valmir Luiz Roos (Argentina: Universidade Nacional de Córdoba) | CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PLE  (nível avançado)

  • 16h45-17h: Eliane Vitorino de Moura Oliveira (Brasil: Universidade Federal de Alagoas) | A REVOLTA DO SAMBA: HISTÓRIA E CULTURA PARA ENSINAR PORTUGUÊS (nível intermediário)

17h - Encerramento do primeiro dia de congresso

 

08/06/2024 (sábado)

8h45 - Abertura da sala virtual e avisos

9h - Publicações de instituto de ensino superior

  • 9h-9h20: José Blanes Sala (Brasil: UFABC), MANUAIS DE PLAc PARA CRIANÇAS E PARA ADULTOS (do nível básico ao avançado)

  • 9h20-9h40: Mariana Eunice Alves de Almeida (Brasil: UFABC) | NOSSA CASA, módulo 3 (nível avançado)

  • 9h40-10h: Perguntas e debate

10h - Apresentação das sequências didáticas (bloco 3: línguas médias, distantes e PLAc)

  • 10h-10h15: Alexandre Ferreira Martins (Japão: Aichi Prefectural University) | HERANÇAS FAMILIARES EM PLA PARA JAPONESES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM GÊNEROS DO DISCURSO (nível intermediário)

  • 10h15-10h30: Bassam Antoun (Líbano: Instituto Guimarães Rosa) | O USO DE MEMES NA SALA DE AULA (do nível básico ao avançado)

  • 10h30-10h45: Adriana Oliveira (Estados Unidos: Skema Business School) | JOGOS LINGUÍSTICOS (nível básico)

10h45 - Intervalo de 15 minutos

  • 11h-11h15: Bárbara do Vale Reis de Sousa e Grace Alves (Portugal: Speak Brazil) | LIVRO VAMOS PRATICAR: MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PARA AULAS DE GRAMÁTICA E DE VOCABULÁRIO DO NÍVEL A1 (nível básico)

  • 11h15-11h30: Denise Coronha (Brasil: Rio Total Consultoria) | Do's & Don'ts (nível básico)

  • 11h30-11h45:

  • 11h45-12h: Cristiane Vieira Ribeiro de Oliveira (Brasil) | MADUREIRA TEM GULOSEIMAS: ENTRE CAMELÔS E O SUBÚRBIO DO RIO DE JANEIRO (nível intermediário)

12h - Pausa para almoço

14h - App, materiais impressos e questões editoriais

  • 14h-14h20: Leticia Maimann-Roland (Dinamarca) | POIKILINGO: APP EDUCATIVO PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS DE IDADE (a partir do nível básico)

  • 14h20-14h40: Patrícia Sobral (Estados Unidos: Brown University) | PONTO DE ENCONTRO: AS PONTES PARA APRENDER E LECIONAR PORTUGUÊS (a partir do nível básico)

  • 14h40-15h: Claudenir José Gonçalves (Brasil: Grupo GEN) | BRASILEIRINHO PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES (do nível básico ao intermediário)

  • 15h-15h30: Perguntas e debate

15h30 - Apresentação das sequências didáticas (bloco 4: PLAc, cultura e universo jovem)

  • 15h30-15h45: André Luiz Nogueira de Sousa (Colômbia: Colégio Marymount Bogotá) | EXPLORANDO O ALFABETO E A LÍNGUA DE SINAIS LIBRAS (superbásico)

  • 15h45-16h: Andreia Simon Mora (Brasil: Estou Refugiado) | CONHECENDO SÃO PAULO (nível básico)

  • 16h-16h15: Luhema Ueti (Brasil: USP/Faculdade Impacta) | O CELPE-BRAS NAS AULAS DE PLAc (níveis intermediário e avançado)

  • 16h15-16h30: Cleyde Soares Rocha (Brasil: CEFET/MG) | SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O SUS (nível intermediário)

16h30 - Intervalo de 15 minutos

  • 16h45-17h:  Jéssica Caroline Pessoa dos Santos e Isabela da Costa Brasil (UFRJ e Foco Br) | ZIRALDO VIVE! FALANDO DA INFÂNCIA COM O MENINO MALUQUINHO (níveis básico e intermediário)

  • 17h-17h15: Mitsue Siqueira (Canadá e França) | BANDEIRAS E ESTADOS BRASILEIROS (níveis básico e intermediário)

  • 17h15-17h30: Gabriela Rossatto Franco (Brasil: Avenues the World School) | PORTUGUÊS EM QUADRINHOS: UM OLHAR PLURICÊNTRICO (níveis superbásico, básico e intermediário)


 

17h30 - Palestra de encerramento

  • 17h30-17h50: Olavo Panseri (Brasil: Lexicomix Desenvolvimento de Conteúdos Linguísticos) | A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DO VOT (VOICE ONSET TIME) NO ENSINO DE PRONÚNCIA (do nível superbásico ao avançado)

18h - Encerramento das apresentações ao vivo

Apresentações gravadas

Modelo híbrido 

  • Juliana Melo Lopes e Vitória Barbosa do Nascimento (Brasil: Universidade Federal da Paraíba) | APRENDENDO ATRAVÉS DA AÇÃO: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE COMANDOS (níveis superbásico e básico)

  • Hugneide Souza de Oliveira, Cíntia Loy Armendaris Rodriguez e Aline Gisselle Pereira Gómez (Uruguai: Instituto Souza) | FOLCLORE BRASILEIRO: UMA VIAGEM ATRAVÉS DAS PARLENDAS (nível básico)

  • Maria Isabel Alves de Morais e Profa. Dra. Carolina Coelho Aragon (Brasil: PLEI-UFPB) | ENSINANDO PARA O ESPELHO: O ESTUDANTE EM FOCO (nível básico)

  • Bruna Chacon Kihara (Brasil) | O USO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS PARA CURSOS DE NÍVEL BÁSICO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (nível básico)

  • Lidyane Santos de Lima; Guilherme da Silva Lima; Thiago Mendes dos Santos (Brasil: Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais) | LEITURA CULTURAL: A INTERCULTURALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE MITOS E LENDAS NA SALA DE AULA DE PLA (níveis básico e intermediário)

  • Cássia Maldonado (Argentina: Talleres Tagarelar) | AFASTE-SE DO PORTUNHOL (nível intermediário)

  • Eliana Barbosa dos Santos (Brasil: UFRJ) | PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS (nível intermediário)

  • Diego Fernando de Oliveira (Brasil) | ERA UMA VEZ (níveis intermediário e avançado)

  • Maria Eduarda Sousa Santos (Brasil) | PROMOVENDO O LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE PLE: O ENSINO DA POESIA VISUAL BRASILEIRA (nível intermediário)

  • Fábio de Freitas Santana (Brasil: Centro de Línguas) | ENSINO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS POR MEIO DO GÊNERO CHARGE: MATERIAL DIDÁTICO PARA PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (nível intermediário)

Apoiadores

Logo Brasileirices.jpeg
PROJETO PIPOCA (3).jpg
Editora GNF LOGO.png
IMG-20220422-WA0008.jpg
Logo Universidade Tenri.jpeg
Logo Rio Total Consultoria.jpeg
Profformacao Catia Martins.png
orlogo-ordi5.png
WhatsApp Image 2023-04-14 at 18.25.09.jpeg
Logo LinnGuagem.jpeg
Diseño sin título (7).png
criaprof.png
Logo UAI Brasil Prancheta 2 cópia 18_9x-100.jpg
logotipo-ufabc-abaixo.png
LOGO Fun With Brazilian Portuguese.jpeg
Logo.png
AAPP Logo.png
new-logo-longo-PT-app-infantil.png
Singularidades LOGO_edited.jpg
LOGO TALLERES TAGARELAR Português de Bra

Anais do congresso

Nesta edição, os Anais do Congresso reunirão as sequências didáticas apresentadas pelos palestrantes. Com o objetivo de padronizarmos as SD, pedimos que façam e nos enviem o arquivo na formatação de slides.

bottom of page